24 de jun. de 2009

Ter felicidade não é o mesmo de ser feliz

Desculpa ae pessoal^^, e que eu passei um tempinho longe daqui mas já estou de volta, e queria avisa-los que vou ficar +/- 15 dias sem poder postar direito( vou fazer uma operação), mas vamos lá.

Quem não quer ser feliz nessa vida? encontrar um motivo para vencer todos os obstáculos, fazer coisas inesquecíveis, ser reconhecido, viver um grande amor... coisas que aclamamos por viver em nossa vida e ser bem sucedido nelas. Algo pairou em minha mente... será que viver intensamente tem o mesmo sinônimo de vida feliz? será que o objectivo e modelo mostrado pela sociedade e o caminho para ter felicidade? será que é algo impossível ser feliz?

Viver inúmeros momentos de alegria não quer dizer que você é uma pessoa feliz, ou se você é uma pessoa triste. Alegria é um estado de satisfação passageira, que muitas pessoas buscam insessantemente obtê-la, por sermos imediatistas e querermos viver intensamente. Você está em uma festa, está adorando está la, mas parece que no outro dia não serviu de nada aquele momento, ou melhor a sensação permanece por alguns dias e depois você está lá, infeliz novamente, e o ciclo recomeça. Não digo que fazer as coisas que te faz feliz não é algo bom, pelo contrario são de extrema necessidade para nossa vida em plenitude e satisfação pessoal, só que há outros pontos.

Felicidade, é um estado continuo de felicidade, mas não no sentido que damos a ela, felicidade é você se senti bem com a sua vida, mesmo não passando pelo estado de êxtase da alegria, para exemplificar melhor vamos compara com o amor e a paixão. Amor é um sentimento duradouro, que pode existir pela sua vida inteira ou não, vai depender de você. Paixão é o sentimento momentâneo, é o êxtase da relação, é o fogo incontrolável. A vida e a felicidade são a mesma coisa, paixão é necessária para que se haja amor , então momentos felizes são necessários para que se haja felicidade, não que ambas sejam a mesma coisa mas que uma depende da outra.

Ser feliz não é está feliz agora, ser feliz é estar bem consigo, com os outros, com suas escolhas, e com o mundo. Não é algo fácil de se conseguir, não é algo que aparece da noite pro dia, é construído a parti de suas escolhas, interações e modos de ver os acontecimentos de sua vida.

O mundo diz que devemos buscar-la incessantemente, devemos fazer de tudo para atingi-la, de fato acredito nisso mas, sem pisar ou cometer atitudes impensadas, porque o bom de hoje pode ser o seu carrasco de amanhã. Amar, viver momentos, está com alguém que você gosta, amizades, todas elas são a estrutura de tudo, e não creio que amores ou pessoas devam ser momentâneas, já que pessoas não são bens de consumo que você usa e depois descarta por outro "melhor". Hoje somos mais infelizes do que nossos antepassados, então estamos andando de maneira invertida e camuflada por um objetivo muitas vezes futiul, imaturo e egoísta. Achamos que ela está dentro de nós, que ela está em nós, mas não existimos sem os outros, tudo que elas façam nos afetam. Porque algo tão óbvio e simples, está camuflado nesse turbilhão de escolhas e tendências?.

Para cada pessoa isso é diferente, por isso dizem que felicidade é algo relativo, porque você da os rumos do seu caminho, onde o personagem principal é você e aqueles que te rodeiam. Mas a felicidade não depende de mim? Bem , eu acredito que não, ela depende de todos nós que lhe rodeamos e fazemos a sua vida acontecer, para mim, isso é ser feliz nesse mundo passageiro.



Resto do Post

2 comentários:

Anônimo disse...

A partit de Sócrates questionamentos sobre a felicidade começou a nascer. O primeiro foi Antistenes, discípulo de Sócrate, que dizia que o fim do homem é a felicidade e a verdadeira felicidae não depende de fatores externos (carros, viagens,...) e de poder (financeiro e político), e sim libertarmos de tudo que for casual e passageiro. E atraves da virtude, que é o bem maior, alcançamos a verdadeira felicidade.

Ass: Fenrir

Jéssica disse...

Costumam nos ensinar que é pela busca da felicidade que estamos no mundo. O que esquecem de nos dizer é o além da felicidade em si, a busca dela nos faz crescer e, realmente nos mostra onde está a felicidade, que cada um precisa pra se satisfazer.
Gostei mesmo de como você consegue ser claro e demonstrar isso, felicidades ;D

AddThis