8 de jun. de 2009

Crise de Awareness.

Dando uma explicação rápida do que seja awareness, já que muitos aqui nunca ouviram falar nisso. É um termo em inglês usado no marketing para saber quais marcas são mais lembradas pelos consumidores. Na psicologia, especificamente na Gestalt é utilizada como percepção, tomada de consciência, se perceber, entre outros. A palavra em si não tem um significado especifico no português já que abrange muita coisa.

Voltando a questão propriamente dita, como o próprio titulo diz, sofremos de uma crise de Awareness. Como assim? Vamos aos poucos. Vivemos muito rápido, geralmente quem mora na cidade percebe mais isso do que quem mora em centros rurais, assimilamos informações demais que muitas vezes não são nenhum pouco útil, as pessoas estão mais tempo dentro de casa e dentro de seus trabalhos, outro ponto novo que seria "dentro" de seus computadores(como eu, que estou à escrever isso xD). Isso são algumas coisas relevantes.

Nossa percepção está cada vez mais fragilizada, não vemos mais as coisas com o mesmo entusiasmo de antes, parece que nada tem mais graça e quase tudo perde seu interesse, muitas vezes passamos a ter uma "sub-vida" onde estamos em um determinado lugar mas não estamos disponíveis neste lugar, tempo, espaço, situação. Tomada de consciência, geralmente acontece quando algo muito marcante nos afecta, quando estamos realmente presentes, quando realmente percebemos que estamos vivos. Seria um ponto onde todo o nosso corpo, mente, espírito se sincronizassem em plenitude em um momento. Não é possível viver todo o tempo assim, já que é gasto muita energia e você fica digamos que "sensível de mais"( não só no sentido emocional da palavra).

Não temos muito contacto com essa Awareness, muitas vezes deixamos momentos muito interessantes de nossas vidas passarem exactamente por não estarmos disponíveis, não vivemos o aqui e o agora, como a própria cultura essa divulgando muito: Seja feliz hoje! Queremos todos os prazeres que possamos obter, mas nos esquecemos da disponibilidade, será que isso é apenas um jogo de mascaras? Vamos viver em plenitude, já que estou aqui para ser feliz e não apenas para consumir.


Um comentário:

Tiago Juarez Fernandes Feitosa disse...

Olha. Você está de parabéns por expor um assunto tão interessante chamado awareness.
Alem de muitos não conhecerem poucos saber que esta palavra trás consigo um significado demasiadamente complexo e importante para o entendimento de vários problemas que a sociedade passa atualmente.
Awareness não só na propaganda e na psicologia mas também a encontra em muitos outros ramos. A fisiologia Humana por exemplo estuda Awareness como parte sua de importância extrema para o entendimento das funções homeostáticas.

Bom, mas o que aqui está escrito pelo meu amigo Emerson já explica muito bem e com poucas palavras o termo Awareness.

Muito bom seu postER, gosteI. rsrs

Take care!

AddThis