27 de mai. de 2009

A necessidade de valores


Quem nunca passou por aquela fase que seu pai e sua mãe viviam dizendo: Menino não faça isso, não use drogas, não seja mal educado, trate bem os mais velhos e etc?. A parti que você vai crescendo, ficando mais velho, parece que todos esse valores e questões referentes ao o que se deve fazer ou não vão perdendo seu significado, principalmente onde tudo pode, tudo é validado se for para curti o momento.

Visão muito generalista? É pode ser que sim, mas não é negável que todos nós perdemos bastante desses valores. E o que que isso tem de especial? De especial eu não sei, mas que interfere muito na sua vida e que influência em suas decisões isso é ineguavel, citar algumas delas: Um bem marcante, que quase todo mundo passou pela vida, a religião. Muitos valores como: não mataras, não cobiças a mulher do próximo, amar ao outro como a si mesmo e por ai vai. Não quero defender religião mas é algo meio curioso de se notar. O individuo passa a vida inteira aprendendo essas coisas pra chegar em uma realidade que "ninguém gosta de ninguém", são apenas negócios e jogos excessivos de interesse, mulheres cada vez mais sensuais e atraentes (não quer dizer que eu não goste disso:D), que estimulam os homens que passam a sua volta de maneira as vezes bem apelativa.

Outros valores que estão quase extintos na maioria das relações sociais é a confiança e honestidade. Em um parâmetro geral entram varias questões sociológicas, a própria sociedade como está estruturada , a criação de uma cultura de alto valorização do individuo a cima de tudo e de todos, influência da midia, influência das próprias relações. Bate as vezes um vazio, olhando para tudo isso e não encontrar sentido em algumas atitudes, ou simplesmente perceber que estamos passando dos limites. Muitas possibilidades estão a disposição mas, como achar uma direção em meio a tanto caos e excesso? Não existe mais nada para oque lutar ou para oque valorizar, apenas atitudes superficiais e interesseiras.

Ao julgar pelo ideal de liberdade, não se encontra muitas pessoas sabendo usufruir-la , a violência aumentou e a sensação de angustia e tristeza aumentou. Será que a limites para há liberdade? será que há limites para minhas necessidades e vontades? será que estamos caminhando para uma espécie de anarquismo? Bem, fica a pergunta e cada um responde do jeito que achar melhor.

Um comentário:

Marcelo Ribeiro disse...

Pode-se ver que muitas coisas mudaram, os valores estão se perdendo, infelizmente, no nosso mundo atual. Mas um dia, isso muda de novo. Abraço!!!

AddThis