
Com o passar dos tempos apareceram varias vertentes como: Heavy metal, punk rock, hard rock, hard core, folk rock, new metal, indie, emocore( vou ser surrado por isso ;D), graid core, post core, screamo entre outros. Existe vários bem curiosos que não são conhecidos pela a maioria das pessoas, exemplo disso é o Nintendo core, inspirado em trilhas sonoras de jogos eletronicos de 8-bits, especialmente da Nintendo (curioso neh?). O interessante que com o aquecimento global muitas bandas pró ecológicos utilizam o estilo para divulgar sua causa, exemplo é a banda The Agonist.
Em meio a tanta coisa, o ritmo se sobressai pelo fato de cada um buscar uma identidade única, em meio a tanta informação e expansão da globalização, onde a subjectividade está cada vez mais tendenciosa e modista. Ser original em nossa época, remete voltar ao passado e mescla-lo com conceitos atuais, e acima de tudo deve haver técnica, conteúdo e muita emoção onde é encontrado bastante na linha do heavy metal, so para da um exemplo. Temas religiosos também são empregados, mas de maneiras distintas que variam do mais pesado ao mais armonico.
Bem, são inúmeras opções que se encaixam com a personalidade e gostos de cada um, e é algo que deixa o estilo muito atraente e singular.